PREOCUPAÇÃO COM AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS ESTIMULA NOVOS HÁBITOS

12/02/2020 - Foto: Diário dos Campos

Uma pesquisa realizada para o Fórum Econômico Mundial, pela Ipsos, mostra mudança de comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente. Denominado “Climate Change and Consumer Beahvior”, o estudo identifica que sete em cada dez brasileiros, ou seja, 68% dizem já ter modificado hábitos de consumo devido à preocupação com as mudanças climáticas.

Ainda segundo os dados, 25% contam que fizeram muitas modificações e 43% algumas. Por outro lado, 20% negam qualquer alteração nesse sentido. Globalmente, 69% dizem ter modificado hábitos de consumo por causa do clima, sendo que 17% fizeram muitas mudanças e 52% realizaram algumas, enquanto 23% nada mudaram.

Já em relação ao Brasil, a pesquisa revela maior consciência da população, por exemplo, em relação ao consumo de água. E isso se deve às campanhas divulgadas por diversos órgãos, além do impacto no bolso já que as tarifas têm subido de preço.

Agora, um fato que chama atenção é o consumo de outros itens como viagens e alimentos orgânicos. Os brasileiros ainda preferem, por exemplo, uma viagem de avião mais rápida e conveniente e não querem gastar tanto com esse tipo de comida.

De um modo geral, as pessoas entendem a necessidade de defender o meio ambiente, mas se isso custar mais caro elas ainda não estão preparadas para fazer.

No Brasil, segundo o estudo, o hábito que mais mudou foi a quantidade de água utilizada em casa. Dos entrevistados, 66% afirmaram que alteraram essa questão. Outro ponto de mudança foi o volume ou a freqüência da reciclagem (52%), juntamente com a quantidade de energia elétrica utilizada em casa, também com 52%. E logo atrás aparece o volume ou a frequência da reutilização de produtos.

O país onde os consumidores mostraram maior inclinação para as modificações foi a Índia, seguida do México, Chile, China, Malásia e Peru. Agora, o Japão foi o único país estudado onde apenas a minoria diz ter feito qualquer alteração de comportamento nesse sentido.




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