Horta Urbana é o novo projeto social da FAPAM

05/05/2014

Uma parceria da Faculdade de Pará de Minas (Fapam) com algumas empresas locais resultou na implantação de um projeto inédito. Trata-se da Horta Urbana, criada com o objetivo de fomentar um laboratório de pesquisa e extensão para os cursos participantes: Administração, Agronegócio, Ciências Contábeis e Gestão Ambiental. 

Já as empresas parceiras são a Agromac e a Agroshop, responsáveis pela manutenção das hortas e o sistema de irrigação por gotejamento que consome bem menos água que a aspersão. Segundo especialistas, esse procedimento apresenta excelentes resultados com apenas um sétimo da água utilizada pela mangueira comum.

Nessa primeira fase estão sendo plantadas sete variedades de hortaliças sendo elas a couve flor, couve, alface crespa e americana, rúcula, salsa e cebolinha. A ideia é que a própria produção seja capaz de manter os custos do projeto e a expectativa é que a comercialização atraia muitos consumidores, tendo em vista a não utilização de agrotóxicos.

O projeto também terá cunho social, visando abastecer uma entidade filantrópica de Pará de Minas, cujo nome ainda não foi definido. Para o coordenador do curso de Agronegócio, Geraldo Sérgio dos Santos, a iniciativa tem tudo para render bons frutos. “A Horta Urbana da Fapam possibilitará aos alunos a oportunidade de colocar em prática o que eles aprendem na teoria, dentro da sala de aula”.

Por outro lado ele ressalta a aproximação da faculdade com a sociedade em si, inclusive informando que o projeto está aberto a outros parceiros. Como as hortas são enormes e as empresas responsáveis pela manutenção têm grande experiência, a expectativa dele e de todos os envolvidos é que o espaço seja bastante produtivo.




Veja também

 1 2 >  »