Brasil ocupa a vice-liderança das empresas com relatório de sustentabilidade

27/03/2014

 Desde o início da década de dois mil que as empresas brasileiras estão começando a ter mais contato com as questões de sustentabilidade, 

independente do porte ou segmento do negócio. A ferramenta mais reconhecida de acompanhamento das ações sustentáveis é o relatório do GRI (Global Report 

Institut). De acordo com esta base de dados, o Brasil é o segundo país no ranking com maior número de empresas reportando as ações de sustentabilidade. Só 

fica atrás dos Estados Unidos, segundo informou o coordenador do Comitê de Águas do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, 

Fernando Malta.

   A maioria dos gestores norte americanos já entende que a adoção de soluções sustentáveis é importante, não apenas para melhorar a imagem de 

suas empresas, como também para aumentar a competitividade e rentabilidade dos negócios. A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, realizou uma 

pesquisa que foi divulgada no início do ano, sobre o desempenho das maiores empresas do mundo, entre 1992 e 2010, considerando a adoção de políticas 

sustentáveis.

   A pesquisa elencou as 27 posturas sustentáveis mais adotadas no meio empresarial. Dentre elas, eficiência energética, redução de emissão, 

respeito aos direitos humanos e transparência de informações. O resultado revelou que o comprometimento ambiental assegurou o dobro da rentabilidade 

líquida e a mínima desvalorização durante a queda nas bolsas.

   Já no Brasil se percebe que o aumento de empresas com ações sustentáveis também se deve a vários fatores, entre eles, as legislações federais 

e estaduais que obrigam as companhias a agir pensando no meio ambiente. Algumas empresas não conseguem enxergar que os investimentos em projetos 

relacionados à sustentabilidade, não necessariamente tem retorno em curto prazo. Na verdade, isso acontece muito mais em médio e longo prazo e aquelas 

corporações que conseguem pensar dessa forma, sem dúvida, acabam saindo bem na frente de seus concorrentes.




Veja também

 1 2 >  »