DESCENTRALIZAÇÃO DA SEMEIA REFORÇOU NA POPULAÇÃO A CONSCIÊNCIA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

16/06/2017

Os desafios são muito grandes, mas o balanço da V Semana Municipal do Meio Ambiente (SEMEIA) realizada em Pará de Minas é o melhor possível. Foram debates, palestras, coleta de lixo eletrônico e a implantação de projetos de revitalização de áreas públicas, como a Avenida João Paulo II, no bairro Padre Libério, que recebeu o Projeto Amigos da Natureza, com o plantio de mudas.

O presidente do Codema, Felipe Augusto Duarte Milton, também destacou a programação do Ponto de Coleta de Resíduos, que permaneceu na Praça da Matriz durante toda a semana e a apresentação de trabalhos e projetos escolares sobre educação ambiental (foto). Outro destaque foi o Ecoponto, onde a população descartou corretamente o lixo eletrônico.

Os estudantes também participaram ativamente da SEMEIA. Na Escola Estadual Ademar de Melo, por exemplo, houve a implantação do projeto de compostagem e horta escolar como ferramentas de educação ambiental, por alunos do oitavo ano.

Na Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães, os alunos do quinto ano fizeram uma exposição de objetos feitos com materiais recicláveis. Além disso, uma blitz informativa foi realizada por escoteiros do 69º Grupo Escoteiro José Ildeu Gramicelli na Praça Melo Viana e na Ponte Grande.

Neste ano, a SEMEIA trouxe o tema Plantando Sustentabilidade, sendo realizada pela Prefeitura de Pará de Minas, o Codema e a AMA Pangeia. A proposta de levar a programação para os demais bairros de Pará de Minas, deixando de ser um evento centralizado, também foi comemorada pela população e recebida com muito interesse, afirmou Felipe Milton.

Há cinco anos o evento vem movimentando a cidade, com o objetivo de despertar e conscientizar a população sobre a proteção dos recursos naturais. Os organizadores se preocupam também em criar mecanismos e colocar em discussão políticas públicas sobre o tema.

Neste contexto, chamam atenção para a necessidade de envolvimento do poder público e de toda a sociedade na causa. A SEMEIA ainda reforça o poder das ações de preservação ambiental que devem  ser realizadas todos os dias do ano, com a união da população e do poder público.




Veja também

 1 2 >  »