PROJETO ÁGUAS ETERNAS AVANÇA EM PARÁ DE MINAS COM MUITO SUCESSO

20/07/2017

Sete anos depois da sua implantação, o projeto Águas Eternas continua mostrando excelentes resultados em Pará de Minas. Ele foi criado pela AMA Pangeia com o objetivo de contribuir permanentemente para a produção de água no município.

Na verdade, o Águas Eternas tem a proposta de uma vasta atuação mas, devido às dificuldades de execução, sobretudo financeiramente falando, ele vem trabalhando suas frentes gradativamente.

A principal delas é o desassoreamento dos mananciais de captação, a exemplo dos ribeirões dos Paivas e Paciência. Lagoas existentes em propriedades rurais também são beneficiadas pelo projeto.

Essa frente foi lançada em 2014 e o sucesso se deve principalmente a dois fatores básicos, sendo o primeiro deles as parcerias firmadas pela AMA Pangeia com entidades públicas e empresas privadas.

Tudo começa com o Ministério Público da Comarca de Pará de Minas, através da Curadoria do Meio Ambiente, que autoriza a execução das obras por reconhecer a importância delas.

O Sindicato Rural de Pará de Minas e a Polícia Militar do Meio Ambiente cuidam de informar aos produtores e monitorar o trabalho. Já a Cogran, Itambé e a concessionária Águas de Pará de Minas contribuem financeiramente.

Em média, 25 propriedades rurais são beneficiadas por ano e o testemunho dos proprietários é o maior incentivador da expansão do projeto. Um deles é Narciso Santos, que já não tinha mais como plantar alho e cebola pela falta de água.

Vivendo nova realidade, mostra-se muito satisfeito com os resultados. Em vídeo, mostra a fartura de água que sua propriedade voltou a ter.

Neste ano o projeto Águas Eternas começou a ser expandido e já chegou a Onça de Pitangui, através do apoio da Prefeitura. A AMA pretende alcançar outros municípios da Comarca, com a proposta de desassorear também os mananciais de lá.


 

Galeria de Fotos:

Clique nas imagens para ampliá-la.




Veja também

 1 2 >  »