Pará de Minas é surpreendida com a realização da 1ª SEMEIA

27/03/2014

Pará de Minas deu importante exemplo de cidadania em 2013, com a realização da 1ª Semana Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA). Idealizado pela AMA Pangeia e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA), o evento movimentou a cidade na primeira semana de junho e contou com a parceria de órgãos públicos e várias empresas da iniciativa privada. A SEMEIA foi criada com o objetivo de fortalecer os debates em torno da verdadeira consciência ecológica, mostrando ações eficazes e exemplos bem sucedidos.

A programação teve seis dias de duração e foi desenvolvida em locais públicos, abrangendo pessoas de todas as faixas etárias, em especial jovens estudantes que, por meio de suas escolas, tiveram expressiva participação nas atividades. A SEMEIA foi aberta com uma passeata pelo centro da cidade, seguida da cerimônia de entrega dos troféus aos paraminenses que se destacam na preservação do meio ambiente. O ciclo de palestras que trouxe a Pará de Minas, dentre outros, o especialista Ricardo Voltolini, foi outro destaque no evento. Com abordagens diferenciadas, os encontros foram altamente produtivos.

A SEMEIA também transformou a praça Torquato de Almeida, no centro de Pará de Minas, em ambiente ecologicamente correto. Vários estandes foram montados no local e receberam milhares de visitas. Um dos maiores atrativos foi a usina móvel de biodiesel, responsável pela transformação de óleo de cozinha usado em combustível. A máquina Papa Lâmpadas, usada para o descarte de lâmpadas fluorescentes, também fez sucesso entre o público.

E como o conhecimento é absorvido mais facilmente, quando aliado ao lazer e ao entretenimento, a SEMEIA terminou com uma boa pescaria na Lagoa do Bariri. Sem falar que, no decorrer da semana, houve apresentação de sessões de cinema, distribuição de pipoca e vários brindes para o público.

O balanço foi altamente positivo, tanto por parte dos realizadores e apoiadores, como o público em geral. Por unanimidade, houve o reconhecimento de que o aprendizado deve ser contínuo, sobretudo quando há envolvimento das crianças que levam para o resto da vida aquilo que vão encontrando em seu caminho.




Veja também

 1 2 >  »