PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: DESAFIO DOS MUNICÍPIOS É GRANDE

20/02/2020 - Fonte: Rádio Santa Cruz/Pará de Minas

Servidores públicos de oito municípios da região Centro-Oeste mineira, que atuam na área de meio ambiente, estiveram em Pará de Minas nesta semana para um treinamento sobre a implantação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A capacitação aconteceu na Estação Cultural e foi ministrada pela Diretoria de Meio Ambiente do município, em conjunto com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

A elaboração e execução do Plano de Gestão Integrada é uma exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Trata-se de uma proposta para organização e estruturação do setor público no manejo do lixo orgânico.

Uma das participantes do evento foi Helena Maria Terzella, funcionária do Setor de Limpeza Urbana da cidade de São Paulo. Ela ressaltou a importância do Plano de Gestão e como essa ferramenta poderá ser benéfica em médio e longo prazo.

Segundo Helena, sem o plano os municípios terão dificuldade de acesso a recursos federais de uma série de projetos. Ele também será importante para nortear ações pelos próximos 20 anos, independentemente da gestão política.

E, pelo visto, há muito que se fazer. Em Pará de Minas, por exemplo, há um atraso enorme em relação aos projetos em execução, segundo reconheceu o biólogo José Hermano de Oliveira Franco.

“Não basta termos um aterro sanitário, é preciso instalar uma usina de triagem e fortalecer entidades de catadores, dentre várias iniciativas indispensáveis”, disse ele.

Como diretor de Meio Ambiente de Pará de Minas, ele se mostrou interessado em desenvolver um projeto bem elaborado, capaz de favorecer rapidamente a implantação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.





Veja também

 1 2 >  »