Cooperativa dos recicladores de Uberlândia ganha apoio do BNDES

27/03/2014

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a concessão de apoio financeiro não reembolsável de R$ 280,5 mil à Cooperativa dos Recicladores de Uberlândia (Coru), para ampliação da infraestrutura necessária à coleta, triagem e comercialização de materiais recicláveis. 

O apoio, que representa 87,41% do total a ser investido no projeto, acontece no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica BNDES-Banco do Brasil, com recursos do BNDES Fundo Social. Também serão aplicados recursos próprios e do BB. 

As ações contemplam a aquisição de máquinas e equipamentos para agregar valor aos produtos e aumentar renda; de um caminhão, para aumentar a quantidade de material coletado; e de ferramentas para produção de artesanato.

 Os cooperados terão ainda cursos de capacitação técnica em artesanato com materiais recicláveis.Também está prevista a contratação de serviços especializados para a cooperativa, visando a aprimorar o sistema produtivo e a elaborar e implementar estudos de logística de coleta, engenharia de produção, segurança do trabalho e mercado do comércio de materiais recicláveis.

BENEFÍCIOS

O projeto soluciona os gargalos existentes na coleta, triagem, transporte e armazenamento, compactação, beneficiamento, gestão e infraestrutura, possibilitando aumentar em 127,7% a quantidade de cooperados e em 59,26% a renda média desses trabalhadores. Constituída em 2003, a cooperativa conta com 22 cooperados, com renda média mensal de R$ 540. 

A Coru comercializa anualmente cerca de 259 mil toneladas de material. Graças a um convênio firmado com a administração municipal, a cooperativa opera em terreno cedido pelo município e mantém parcerias com instituições de ensino (Universidade Federal de Uberlândia e Colégio Nacional), órgãos públicos (secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e Justiça do Trabalho) e empresas, em ações que incluem incubação do empreendimento, remuneração, assistência social, apoio logístico, educação ambiental, doação de material, curso de alfabetização, doação de leite e cesta básica. 




Veja também

 1 2 >  »