Quem somos


Fundada no município mineiro de Pará de Minas, em 14 de julho de 2006, a Associação AMA Pangeia – Amigos do Meio Ambiente nasceu da evolução da história do movimento ambientalista mundial. Proposta com o objetivo de abrir frentes e, ao mesmo tempo, promover parcerias com o poder público e a iniciativa privada, a entidade chegou para despertar e fortalecer a consciência da sociedade em relação ao desenvolvimento sustentável.

A partir daí, aos poucos, foi acontecendo uma aproximação com a comunidade e a associação passou a atuar regionalmente atendendo aos sete municípios da Comarca: Florestal, Igaratinga, Onça de Pitangui, Pará de Minas, Pequi, São Gonçalo do Pará e São José da Varginha.

Os obstáculos para atuação da AMA Pangeia, a exemplo do que acontece com as entidades afins, sempre foram muitos mas nenhum deles impediu os avanços da associação que, hoje, reconhecidamente, é uma das mais atuantes do Brasil.

Sua força se deve principalmente à dedicação dos diretores, que trabalham voluntariamente, e à confiança da sociedade em resposta à diversificada e expressiva atuação da associação.


Primeira reunião


O primeiro encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, com sede no Parque de Exposições de Pará de Minas. Presentes estavam Alba Valéria Sandi Mascarello, Augusto Aires Simões, Carlos Magno de Melo Franco, Eunice Silveira, Flávia Guimarães Melo, Itamar José Ribeiro, José Gomes Ferreira, Maria Cézar Ferreira Barbosa, Rafael Mendes Ferreira, Sônia Maria Moreira Mariquito Naime, Stênio Nogueira Penido e o Curador do Meio Ambiente da Comarca de Pará de Minas, promotor Renato de Vasconcelos Faria. Depois de aprovados em votação o nome da associação e seu estatuto, os presentes elegeram a primeira diretoria, que ficou assim composta:

Presidente: Maria Cézar Ferreira Barbosa

Vice-Presidente: Augusto Aires Simões

1º Secretário: Stênio Nogueira Penido

2º Secretário: Sebastião Afonso dos Santos Neto

1º Tesoureiro: Eunice Silveira

2º Tesoureiro: Alba Valéria Sandi Mascarello

Conselho Fiscal:

Itamar José Ribeiro

José Gomes Ferreira

Sônia Maria Moreira Mariquito Naime

Suplentes:

Ana Gabriela Lontra Fagundes

Willer Castro Souza


MISSÃO

Promover a sustentabilidade ambiental e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação do meio ao qual estamos inseridos, através de ações e políticas austeras capazes de mobilizar a sociedade, assim como seus parceiros.

VISÃO

Tornar-se um centro de referência para a sociedade na proteção, preservação e recuperação de ambientes naturais e, ao mesmo tempo, promover a sustentabilidade ambiental.

VALORES

Conciliar a proteção ambiental com as atividades econômicas e sociais, dentro de normas que respeitam a biodiversidade, a defesa do bem comum e o consumo consciente.


  • Diretoria

  • Presidente: José Gomes Ferreira
  • Vice-Presidente: Itamar José Ribeiro
  • Tesoureiro: Eunice Silveira
  • Secretário: Reinaldo Zampeze
  • Conselho Fiscal

  • André de Lima Rufino
  • Vanir Moreira Rios