MINERADORA VALE AVANÇA NA CONSTRUÇÃO DO RESERVATÓRIO DE ÁGUA EM CÓRREGO DO BARRO

01/04/2019

A mineradora Vale, responsável pelo rompimento da barragem do Complexo Minerário Córrego do Feijão, em Brumadinho, já está cumprindo parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Prefeitura de Pará de Minas e o Ministério Público, através da Curadoria do Meio Ambiente da Comarca.

Para evitar o desabastecimento do município, em decorrência da poluição do Rio Paraopeba, a Vale está construindo um reservatório de água no distrito de Córrego do Barro.

Ele receberá água de dois afluentes, que são os córregos Covadantas e Moreiras, e fará o bombeamento até o sistema de captação da concessionária Águas de Pará de Minas, que foi construída para utilizar os recursos hídricos do Paraopeba.

A canalização de 800 metros de extensão ligará o reservatório à captação e a água será transportada até a Estação de Tratamento (ETA), instalada no Bairro Nossa Senhora das Graças.

A expectativa da Prefeitura é que as obras estejam concluídas em 30 dias, assegurando ao município uma nova fonte de abastecimento, sobretudo no período da seca que está se iniciando neste mês de abril.

Paralelamente a esta obra, a Vale estuda o projeto de captação de água no Rio Pará, com previsão de conclusão para maio de 2020. Como o sistema Paraopeba não poderá mais ser utilizado, o Rio Pará se tornou a alternativa mais viável para garantir o abastecimento de Pará de Minas.




Veja também

 1 2 >  »