AMA PANGEIA VAI APOIAR MOBILIZAÇÃO PELA CASTRAÇÃO E CHIPAGEM DOS ANIMAIS DE RUA DE PARÁ DE MINAS

07/06/2019

A assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Pará de Minas e o Ministério Público, através da Curadoria do Meio Ambiente da Comarca, deu início ao processo de castração e chipagem de cães e gatos que vivem na cidade.

Daqui até julho, quando serão iniciadas as ações, a equipe responsável pela estruturação dos procedimentos estará cuidando do planejamento final que movimentará o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O local já conta com uma sala devidamente equipada para esse tipo de cirurgia. Inicialmente as castrações e chipagens serão feitas nos animais que já estão no CCZ e depois serão estendidas aos cães e gatos que vivem nas ruas.
 
Desde 2016, a castração e chipagem dos pets é uma obrigação prevista em lei estadual mas somente agora a Prefeitura de Pará de Minas está conseguindo se adequar a ela, com o desafio de evitar o crescimento desordenado da população canina e felina.

Assim que o CCZ fizer a castração e chipagem dos animais, serão promovidas feiras de adoção para dar um lar a eles. Já foi decidida também a realização de uma campanha de conscientização para evitar a cultura do abandono e, ao mesmo tempo, informar à população que a chipagem dos animais facilitará a identificação deles e dos proprietários.

A AMA Pangeia também está envolvida no processo. Após intenso trabalho de pesquisa nas ruas, a ong identificou a importância de contribuir com o projeto e está investindo na compra de insumos e equipamentos para estruturar a sala de castrações.

Além disso, outras propostas poderão ser colocadas em prática, segundo informou o presidente Kenedy Antônio dos Reis.




Veja também

 1 2 >  »