VAI COMEÇAR O DESASSOREAMENTO DA LAGOA DO ELDORADO

12/07/2019

Mais uma conquista do meio ambiente em Pará de Minas. A tão esperada revitalização da Lagoa do Eldorado, que fica na divisa dos bairros Recanto da Lagoa e Eldorado, será iniciada em poucos dias.

Fruto de uma parceria da AMA Pangeia, com o Ministério Público, através da Curadoria de Meio Ambiente da Comarca, Prefeitura Municipal e da concessionária Águas de Pará de Minas, a obra vem sendo aguardada com grande expectativa pelas famílias que moram na região.

Na verdade, a revitalização da lagoa é um sonho antigo de milhares de paraminenses e a demora aconteceu devido aos custos elevados da obra e também aos trâmites burocráticos.

Mas, finalmente, o projeto está prestes a ter continuidade segundo anunciou o biólogo José Hermano Franco, gerente da AMA. O início da revitalização aconteceu em 2017, com a retirada da vegetação aquática (taboa) que infestou a água. Houve até necessidade da ajuda de uma pá carregadeira.

Já em 2018, aconteceu o esvaziamento da lagoa e agora chegou o momento do desassoreamento. É um processo complexo que vai exigir maquinário pesado para a remoção da terra que desceu dos bairros e, com o passar dos anos, se acomodou no fundo da lagoa.

Segundo José Hermano, ainda não é possível avaliar o tempo que as máquinas vão levar para completar a limpeza, tudo vai depender das dificuldades encontradas. Mas a expectativa é que essa obra não demore mais do que 60 dias.

A concessionária Águas de Pará de Minas vai custear o aluguel do maquinário para retirada do barro e demais compostos. O investimento dela vai girar em torno de R$550 mil.

Depois de limpa e devidamente cheia, a Lagoa do Eldorado vai se tornar uma área muito atrativa para a vizinhança, já que a Prefeitura anunciou a pretensão de criar ali um espaço de lazer, com pista de caminhada, iluminação completa e até uma academia ao ar livre.




Veja também

 1 2 >  »