BRIGADA DE INCÊNDIO DE PARÁ DE MINAS FOI IMPORTANTE NO COMBATE ÀS CHAMAS QUE TOMARAM CONTA DA SERRA DO CRISTO

01/08/2019

A AMA Pangeia teve papel decisivo na implantação da Brigada de Incêndio de Pará de Minas, conhecida popularmente por Brigada Nº 1 ou, simplesmente, por B1. Foi a partir da conversa com um representante da AMA que a voluntária Verônica Lara se interessou em criar a ong no município. Ela já faz parte de outras brigadas na região e defendeu a necessidade de Pará de Minas também ter uma.

Através de uma mobilização da AMA, Verônica então conseguiu reunir um grupo de voluntários interessado na causa e logo depois viabilizou a todos a oportunidade de um treinamento com duração de quatro dias.

A primeira ação da B1 aconteceu na última semana de julho quando um incêndio tomou conta da Serra do Cristo, devastando boa parte da mata. Os 11 brigadistas se juntaram ao Corpo de Bombeiros no combate às chamas que se alastraram rapidamente, devido ao tempo muito seco.

A atuação deles foi bastante reconhecida pelos bombeiros, tendo em vista que o pelotão não dispõe de homens em quantidade suficiente para conter rapidamente grandes incêndios.

Segundo Verônica, todos os brigadistas ficaram muito orgulhosos em participar de ação tão importante, tendo em vista que a Serra do Cristo é um dos cartões postais de Pará de Minas.

O desafio da B1 é aumentar o número de voluntários e conseguir doação de equipamentos indispensáveis nas operações de salvamento. Por isso, os interessados em colaborar podem ligar para os seguintes telefones: 37/ 99171 0910 e 31/99312 8210.

MISSÃO DA BRIGADA – Organização não governamental que trabalha em parceria com diversas entidades, a Brigada de Incêndio atua principalmente no combate aos incêndios florestais, de acordo com a disponibilidade de cada voluntário ou através de plantões realizados em fins de semana.

Para essa atividade, é exigida a aprovação do associado no Curso de Formação de Brigadista Voluntário, ministrado pela própria B1, além de atestado médico anual permitindo ao voluntário a realização de atividades físicas intensas.

A B1 também desenvolve ações preventivas através de palestras, oficinas e atividades de educação ambiental. Também presta assessoria técnica para indicação e compra de materiais e equipamentos de brigadas florestais para empresas e condomínios.





Veja também

 1 2 >  »